Inovação Cívica

Dois anos e a primeira centena de municípios: o novo capítulo do Querido Diário

25 ago de 2023, por Juliana Trevine

Compartilhar

Em julho de 2023, o Querido Diário completou dois anos e, hoje, este ambicioso e desafiador projeto atinge sua primeira centena de municípios. Agora, a sociedade brasileira pode pesquisar em formato aberto e amigável qualquer tema de interesse nos diários oficiais dessas cidades, onde vivem mais de 50 milhões de pessoas. Tivemos muitos avanços e novidades desde o primeiro aniversário e o marco de 50 municípios. Confira como foi o mais recente capítulo dessa história.

Tecnologias na Educação

Com o Querido Diário fazendo a parte pesada de coletar e disponibilizar os dados que estavam dispersos, um universo de possibilidades se abre. Muitos novos projetos e aplicações podem surgir a partir dessa infraestrutura aberta.

Nesse sentido, o Querido Diário: Tecnologias na Educação foi lançado para monitorar, especificamente, atos municipais sobre adoção de recursos tecnológicos por atores da educação pública. Com ele, além do buscador do site, é possível se cadastrar para receber alertas periódicos e personalizados sempre que palavras-chave de interesse aparecem em novas edições de diários oficiais.

Lançado juntamente com a primeira análise panorâmica, já conta também com a primeira análise temática – focando em programas e contratações de serviços de acesso à internet -, além de um catálogo de instrumentos de gestão. Periodicamente, mais análises serão publicadas.

Nas Universidades

A iniciativa que aproxima o Querido Diário das atividades universitárias teve seus dois primeiros ciclos finalizados. Mais focado em Ciência de Dados, as parcerias do primeiro ciclo desenvolveram pesquisas nos temas de recomendação de conteúdo, segmentação de textos de diários oficiais agregados, inteligência artificial e processamento de linguagem natural. No segundo ciclo, além da continuidade das pesquisas em andamento, recebemos jornalistas em formação como novas parceiras, que produziram reportagens a partir do Querido Diário.

Para aproximar e integrar os grupos parceiros, dando um novo passo no fomento à comunidade acadêmica em torno do projeto, promovendo dois encontros gerais este ano onde puderam apresentar o andamento de suas experiências.

Fonte de Informação

Pioneiro na abertura dos textos de diários oficiais municipais, o Querido Diário vai se consolidando como nova fonte de informação sobre cidades brasileiras disponível para pesquisadores, jornalistas e ativistas.

Na Bahia, a partir da parceria com a Agência de Notícias em Ciência e Cultura da UFBA, o projeto foi utilizado como fonte para conhecer mais sobre segurança escolarchuvas e seus impactos na infraestrutura urbanaacesso à saúde pela população LGBTQIAPN+ e ações frente aos surtos de dengue.

Foi possível conhecer mais sobre municípios que regulamentam a Lei de Governo Digital, além de uma série de reportagens feitas por coletivos independentes de jornalistas sobre condições do transporte público em João Pessoa, investimento em saúde infantil no Recife e reconhecimento às mulheres em Maceió.

Além disso, quem participa do Discord da OKBR recebe, todos os dias, mensagens sobre atos oficiais relacionados a governo aberto, direitos digitais, segurança pública e tecnologia graças a um bot integrado no servidor.

Comunidade

Como projeto de código aberto, o Querido Diário se fortalece graças à comunidade de desenvolvedores e ativistas que abraçam a iniciativa, contribuindo para aprimorá-la. Para engajar, fortalecer e expandir essa comunidade, tomamos algumas ações e realizamos diversas atividades e eventos.

Escrevemos conteúdos apresentando os critérios para adicionar novas cidades ampliando a compreensão sobre o projeto e um tutorial de análise de sites para apoiar o desenvolvimento de raspadores. Durante 3 dias, promovemos uma sprint online com o foco em raspadores da Amazônia Legal que gerou um saldo de 16 novos municípios e aproximou novas pessoas.

Inauguramos uma dinâmica de grupos de trabalho (GT) que tem encontros recorrentes e abertos no Discord com as pessoas interessadas em etapas específicas da arquitetura do Querido Diário. Até o momento são três: de frontend, raspadores e processamento de dados. Os GTs são espaços de familiarização e aprendizagem junto às pessoas de diferentes níveis e mantenedoras. Disponibilizamos uma agenda para facilitar o acompanhamento das atividades da comunidade.

Reconhecimento

Em maio, o Querido Diário recebeu espaço em veículos como o Jornal Nacional, por ter sido a única iniciativa latinoamericana reconhecida na Cúpula do Prêmio Nobel no tema “Hope in Action: Open-Source Innovations for Information Integrity” (“Esperança em Ação: Inovações de Código Aberto para Integridade de Informação”), após chamada internacional fruto de parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Digital Public Goods Alliance (DPGA). A chamada buscou identificar e promover soluções de código aberto que podem contribuir para o enfrentamento ao desafio urgente e global da desinformação.

Em números

Cobertura. Com 20 capitais e 27 municípios da Amazônia Legal, são 102 municípios integrados onde moram cerca de 50,6 milhões de brasileiros, mais de 23% da população nacional, sendo principalmente cidades no Nordeste (41%) e Sudeste (32%).

Conteúdo. O Querido Diário armazena e disponibiliza mais de 480 mil arquivos (743 GB) entre documentos originais de diários oficiais coletados (PDFs) e arquivos abertos de texto puro (TXTs) criados a partir do processamento dos originais e utilizados para realizar buscas. Esses valores crescem todos os dias, com a publicação de novas edições dos municípios integrados.

Comunidade. Nestes dois anos, foram mais de 100 pessoas contribuidoras e cerca de 1050 estrelas nos diversos repositórios no GitHub. O Discord conta com 1145 membros e o site do Querido Diário já recebeu 17 mil usuários, com 1 mil destes se convertendo em usuários mensais recorrentes.

No horizonte

Seguimos com atividades planejadas em todas as frentes. Estamos às vésperas de lançar o Diário do Clima no Coda Amazônia que, assim como o Tecnologias na Educação, parte dos dados coletados pelo projeto, mas como foco em acompanhar atos oficiais relacionados a meio ambiente e clima.

Atualmente, está aberta a chamada para receber o novo ciclo de grupos universitários interessados em aprimorar o Querido Diário tecnicamente e/ou utilizar seus dados para novas iniciativas, análises, matérias ou atividades.

Para a comunidade, temos a expectativa de manter os encontros dos grupos de trabalho recorrentes até o fim do ano de 2023, como uma primeira experiência. Temos grandes expectativas para a Hacktoberfest, que costuma agitar nossa comunidade durante o mês inteiro de outubro, com várias contribuições e atividades. Na agenda, já temos uma atividade na Python Nordeste 2023 e o Coda.Br em São Paulo.

Com essas ações, esperamos atingir 250 municípios nos próximos meses e seguir contando novos capítulos dessa história. Até lá!