Inovação Cívica

Open Data Day terá semana dedicada a dados abertos de 4 a 10 de março

08 fev de 2023, por OKBR

Compartilhar

Participe da maior celebração de dados abertos do mundo; qualquer pessoa ou organização pode realizar atividades

Para demonstrar a relevância da abertura de dados e estimular o uso de dados abertos por parte de governos, empresas e sociedade civil em suas iniciativas, o Open Data Day (ODD) chega à sua 13ª edição com novidades. A data é uma iniciativa da comunidade internacional de dados abertos e este ano será celebrada de forma inédita ao longo de uma semana. Entre os dias 4 e 10 de março, pessoas ao redor do mundo vão se reunir em eventos, workshops, fóruns online, hackathons e todo o tipo de atividade usando e discutindo dados abertos. 

O objetivo das comemorações é chamar a atenção para a cultura de dados abertos, mostrando o valor e a relevância dos dados para a sociedade e governos. Para celebrar a data, qualquer pessoa, coletivo, organização e até órgãos públicos podem promover encontros. [Confira o Guia ODD 2023, e veja como organizar um evento na sua cidade]. 

A rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) é especialmente incentivada a organizar e participar de atividades em suas localidades. Pela primeira vez, a OKBR vai oferecer microbolsas para apoiar a realização de até 10 eventos. As informações para candidaturas serão divulgadas em breve à comunidade, assim como o guia para auxiliar na organização do Open Data Day na sua cidade. 

Outro recurso para aqueles que desejam promover ações para celebrar o Open Data Day são as bolsas concedidas pela Open Knowledge Foundation, que para essa edição vai priorizar atividades com foco em Dados Abertos para Inteligência Artificial (IA). As informações estão disponíveis (em inglês) no site da organização. A página destinada ao ODD também já está no ar e conta com uma versão em português com ideias e fontes de dados que valem a pena conferir para viabilizar seu encontro. 

“Organizar e participar de Open Data Day é uma oportunidade de fortalecer o debate em torno da abertura e uso de dados, o que impacta diretamente na compreensão de como as decisões públicas são tomadas e na construção de políticas baseadas em evidências”, avalia Rebeca Almeida, gestora de comunidade no Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR. 

Encontros passados

As atividades realizadas em anos anteriores podem servir como inspiração para a organização de novos encontros. 

Em 2022, a data foi comemorada em São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Mogi das Cruzes (SP), Brasília (DF),Curitiba (PR), Xexéu (PE), Santos (SP) Cuiabá(MT) e Rondonópolis (MT) e pela Comunidade Tambaqui Valley (RO). Veja como foram os encontros.

Em 2021, com a pandemia de Covid-19, os encontros foram todos online — modalidade que pode ser adotada mesmo com a volta dos eventos presenciais. Veja alguns links para acessar as gravações neste post. Hackathon, workshops e ciclos de palestras estão entre as dinâmicas adotadas pelos grupos que participaram.

Realizados pouco antes da eclosão da pandemia, muitos dos eventos de 2020 ainda puderam ser realizados presencialmente. Cerveja com dados, palestras e rodas de conversa também marcaram a edição. Confira algumas das atividades.