Publicando sua tese, dissertação ou monografia com uma licença livre

09 mar de 2013, por OKBR

Compartilhar


Ni!

Jogo rápido: a OKFn Brasil disponibiliza modelos em português, com formatos ODF e Latex, para o licenciamento livre de teses, dissertações, monografias, relatórios e documentos em geral, que incluem uma página de apresentação e metadados das licenças Creative Commons livres!

ATUALIZAÇÃO: As licenças foram atualizadas e agora encontram-se em outro local. Leiam o post em Publicando sua tese, dissertação ou monografia com uma licença livre.

Modelos de licenças livres

Agora a história toda…

Quando eu estava para defender meu doutorado em 2009, percebi que não havia uma solução esteticamente agradável, juridicamente adequada e tecnicamente completa e de uso simples para publicar minha tese com uma licença livre.

Estava escrevendo minha tese em Latex e tive de fazer meu próprio modelo para a licença que queria usar, inclusive descobrir como incorporar metadados para que máquinas pudessem interpretar a licença dentro do documento.

O resultado ficou muito bacana! Mas até recentemente eu só havia compartilhado com amigos.

Um tempo depois, uma amiga soube da licença na minha tese e perguntou se eu tinha um modelo em ODF, pois ela não estava usando Latex.

Eu não tinha, mas fiz rapidamente uma reprodução da minha versão em Latex e mandei para ela.

Após uma primeira discussão sobre o assunto na lista da OKFN-br, resolvi refatorar e generalizar meu código Latex e publicá-lo, e após uma segunda discussão resolvi fazer o mesmo com o modelo em ODF, gerando assim os dois repositórios dos links acima.

Bom trabalho nas suas dissertações e espero que com esses modelos vocês possam incluir rapidamente uma licença com metadados e, assim, sobre mais tempo para fazerem outras coisas úteis, como arrumar a bibliografia e otimizar as cores dos gráficos!

Abraços,

Ale Abdo