Inovação Cívica

Ultrapassando marcos e pisando no acelerador: mais de 350 cidades no Querido Diário e muitas realizações!

21 dez de 2023, por Juliana Trevine

Compartilhar

Era agosto quando comemorávamos a primeira centena de municípios integrados e tínhamos muitas expectativas sobre dobrar o número de cidades ainda em 2023. Agora, encerramos o ano celebrando com empolgação o Querido Diário ter triplicado sua cobertura. Muito mais aconteceu nesses quatro meses, como o lançamento do Diário do Clima, publicação de novas análises e vários eventos. Confira abaixo alguns dos nossos marcos mais recentes. 

Aumento na cobertura

Sistemas replicáveis. 161 novos raspadores foram adicionados pelo Grupo de Trabalho (GT) focado no tema, em atividade entre agosto e novembro. Um dos esforços do GT foi o de mapear padrões em sites publicadores de diários oficiais. Passamos a conhecer 34 sistemas padronizados usados por mais de 1,1 mil municípios. Com fôlego reforçado pela Hacktoberfest, foi possível explorar 4 destes padrões, adicionando mais de 100 cidades ao projeto em um único mês.

Segmentadores. Conhecemos mais de 2 mil municípios que se articulam em cerca de 20 associações, publicando um diário unificado da associação. Nesse contexto, temos o desafio de separar os trechos de cada município para disponibilizarmos no Querido Diário e, pela primeira vez, integramos um caso desse tipo. Com a lógica de segmentação desenvolvida por @alex-custodio, @emanuelucas04 e @danielfireman, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), e a adaptação do repositório de processamento de dados para acolher o segmentador, feita por @Jefersonalves, @Winzen e @ogecece, foram adicionados ao projeto os atos oficiais de 93 municípios alagoanos. 

Diário do Clima

Lançado durante a 2ª edição do Coda Amazônia, o Diário do Clima monitora atos oficiais sobre clima e meio ambiente, a partir dos diários oficiais coletados pelo Querido Diário. Além da busca por palavras-chave, a plataforma oferece filtros por data e por subtemas –  como crimes ambientais e biodiversidade –, cruzamento com a base de CNPJs da Receita Federal, envio de alertas para novos resultados de interesse e possibilita encomendar relatórios personalizados sobre a temática.

A partir dele, já foi possível conhecer como trabalhadores da cadeia da reciclagem seguem excluídos das políticas públicas em João Pessoa e como Belém, sede da COP30, enfrenta problemas de saneamento básico. Para promover o uso da ferramenta em produção de mais reportagens, o workshop “Investigando as políticas públicas municipais para mudanças climáticas” foi oferecido durante o Coda.Br, em São Paulo.

Tecnologias na Educação

O 2º panorama das tecnologias na educação nos municípios, com análises de atos oficiais de 75 cidades brasileiras entre abril de 2022 e maio de 2023 foi disponibilizado. O estudo trouxe uma visão geral do tema, evidenciando ações como a adoção de inteligência artificial em correções de avaliações escolares, adesão a soluções para introdução do ensino de robótica e programação e criação de Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Educação. 

Inicialmente criado para aportar a nova edição do radar, o subtema “Ciência de Dados e Inteligência Artificial” foi incorporado como recurso da plataforma Querido Diário: Tecnologias na Educação, que agora oferece 7 filtros para o público acompanhar as ações dos municípios. 

Além do panorama nacional, também foram publicados três casos que relatam a adoção de internet patrocinada nos municípios de Florianópolis (SC), Recife (PE) e Salvador (BA)

Nas Universidades

De setembro a dezembro, tivemos o 3º ciclo do Querido Diário nas Universidades. Nele, grupos de pesquisa e ensino da Universidade Tiradentes (UNIT), de Sergipe, e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) seguiram com parcerias acompanhadas diretamente pela equipe. Grupos na Universidade de Brasília (UnB), no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ) e no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), por sua vez, utilizaram o Querido Diário em atividades educacionais.

Foi possível conhecer mais sobre os conselhos de cultura e seus impactos nas políticas culturais de municípios baianos e como as mudanças climáticas afetam Salvador em reportagens produzidas pela Agência de Ciência e Cultura da UFBA. E, em breve, também publicaremos um artigo trazendo uma análise comparativa de técnicas de pré-processamento de dados em textos de diários oficiais no contexto da Rede Cegonha, programa governamental voltado para a saúde de mulheres grávidas realizado entre 2011 e 2021.

Bem público digital

O Querido Diário foi registrado como bem público digital pela Digital Public Goods Alliance (DPGA), iniciativa multilateral apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que facilita a descoberta e a implantação de tecnologias de código aberto. A entrada no repositório da DPGA é a segunda chancela que o Querido Diário recebe da Aliança. 

Eventos

No Brasil. O Querido Diário foi apresentado em dois importantes eventos da comunidade  Python por meio da palestra “Do Brasil ao Nobel: como o Querido Diário vai dominar o mundo”, a Python Nordeste e a Python Brasil. Nesta última, também foi realizada uma sprint de código para desenvolvimento de raspadores para municípios da Amazônia Legal. Durante a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), a palestra “Querido Diário: uma vitrine para diários oficiais” teve espaço na sessão de apresentações relâmpagos

No exterior. No Uruguai, com o painel “Querido Diário: enfrentando colaborativamente o deserto de dados municipais no Brasil” participamos da Abrelatam/Condatos, um dos maiores eventos de dados abertos da América Latina. E na Estônia, apresentamos o projeto durante uma sessão de conversas temáticas, durante a cúpula global da Parceria de Governo Aberto

Impulsionando a comunidade. Fomentando o ecossistema na região da Amazônia Legal, foram promovidos encontros sobre tecnologias cívicas nos estados do Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Envolvendo as pessoas contribuidoras no Querido Diário, realizamos vários encontros abertos no Discord – entre sprints, oficina de API, mão na massa, revisões de código, plantões de dúvidas, reuniões gerais e dos grupos de trabalho focados em frontend, raspadores e processamento de dados. 

Em números

Cobertura. Com a entrada de 290 novas cidades em 2023, a plataforma integra diários oficiais de 356 municípios, onde mais de 55 milhões de pessoas vivem (27% da população), sendo principalmente dos estados de São Paulo (101), Alagoas (94), Bahia (47) e Sergipe (27). 

Conteúdo. Ocupando 1.1 TB de espaço, já são mais de 894 mil arquivos obtidos, entre diários oficiais originais coletados e seu conteúdo processado para disponibilização em formato aberto. 

Comunidade. São 24 doadores recorrentes no financiamento coletivo, mais de 1,3 mil pessoas presentes no Discord, cerca de 64 mil acessos à plataforma do Querido Diário desde o lançamento e 1,8 mil usuários recorrentes. 

Expectativas para 2024

O último período marcou um momento importante para o Querido Diário. Se antes adotamos um ritmo de expansão mais lento, em prol de primeiro consolidar a infraestrutura, agora temos uma experiência prática, com excelentes resultados, de que conseguimos dar tração ao projeto e estratégias concretas para viabilizar seu crescimento em massa.

Saímos de 2023 com um legado de muito espaço para integrar municípios com sites padronizados ou pertencentes a associações conhecidas. Com eles, miramos alcançar a cobertura de milhares cidades em 2024, uma gigantesca – e cada vez maior – fonte de dados sobre a atividade administrativa municipal para seguir acompanhando as políticas públicas em educação e meio ambiente, ou de qualquer outro assunto, país adentro. 

Nos vemos novamente quando o Querido Diário atingir 700 municípios, onde contaremos o próximo capítulo dessa história.